Enche o Copo - Chope e cerveja: Qual a diferença?
ProdutosDegustação

Chope e cerveja: Qual a diferença?

Você sabia que a denominação “chope” existe apenas no Brasil? Em todos os outros países, uma mesma palavra é utilizada para denominar a cerveja.

Postada em 17/08/2021 as 10:35


Acredita-se que o termo chope tenha origem antiga no Brasil, remetendo aos imigrantes alemães que compartilhavam seus conhecimentos cervejeiros aqui no país. Isso porque, ao pedir uma cerveja em um bar, os alemães utilizavam a expressão “Ein Schoppen” para a caneca cheia abastecida direto das torneiras.

Os brasileiros concluíram que esse era o termo destinado à cerveja que vinha do barril quando na verdade, no alemão antigo, significa uma medida de 500ml.

 

Mas então, qual é a diferença?

 

A principal delas é referente ao processo de fabricação. Enquanto a cerveja passa pela etapa de pasteurização para eliminar possíveis microrganismos presentes na bebida, o chope é envasado do tanque para o barril, sem passar por esse processo.

 

Dessa forma, a cerveja adquire maior tempo de validade para degustação, enquanto o chope é considerado um produto mais fresco, que deve ser acondicionado sob constante refrigeração e consumido em um período mais curto.

 

Outras características


Além de não passar pelo processo de pasteurização, o chope tem outras características particulares. 


Para sua extração nas torneiras, os barris precisam ser pressurizados com gás carbônico para manter a pressão da bebida.  


•Esse processo de extração costuma formar uma espuma fina e persistente, que confere sensação cremosa na boca.  


Já o frescor do chope costuma ser percebido no aroma e sabor, já que a bebida não passa pelo processo de pasteurização.