Enche o Copo - Entenda o que são as famílias cervejeiras
ProdutosHistórias da CervejaProcesso Produtivo

Entenda o que são as famílias cervejeiras

Estima-se que, atualmente, existem mais de 150 estilos de cerveja no mundo. Elas podem ser diferenciadas por cor, ingredientes, método de produção, origem do estilo, teor alcoólico ou outras características. Porém, toda essa variedade pode ser dividida em três grandes Famílias Cervejeiras que são classificadas de acordo com a levedura utilizada na fermentação da cerveja.

Postada em 17/08/2021 as 10:34


Ale


Durante muito tempo boa parte das cervejas eram dessa família. As Ales também são conhecidas como cervejas de alta fermentação, pois grande parte das leveduras sobe para a superfície do tanque durante essa etapa do processo. Além disso, as temperaturas de fermentação dessa etapa são mais altas, entre 14 e 25ºC.

 

Cervejas dessa família costumam ser mais densas, escuras, e com aromas e sabores mais complexos do que as Lagers. Como exemplo podemos citar os estilos IPA e Weiss




Lager


É a família de cervejas mais popular do mundo. As cervejas Lager também são conhecidas como cervejas de baixa fermentação. Ao contrário das Ales, grande parte das leveduras permanece na parte inferior do tanque durante a fermentação, que ocorre em temperaturas mais baixas, entre 8 e 16ºC.

 

Essas cervejas costumam ser leves e menos complexas em aroma e sabor, como os estilos Pilsen, American Lager e Bock.



 

Lambic


Pode-se dizer que esse é o método mais antigo de fermentação empregado desde a origem da cerveja. Nessa família, a fermentação acontece de forma espontânea, pois não há adição direta de levedura ao mosto. O processo ocorre de forma aberta, a partir de leveduras selvagens e microrganismos presentes no ambiente. Além disso, também é comum utilizar frutas como cereja, framboesa, pêssego ou uva.


Esse processo costuma durar de um a dois anos e resulta em cervejas com sabor bastante peculiar, com acidez pronunciada, complexidade de aromas e baixa carbonatação. Dentro dessa família, podemos destacar os estilos Kriek e Geuze.