Enche o Copo - Como escolher o copo ideal para sua cerveja
Degustação

Como escolher o copo ideal para sua cerveja

Beber cerveja é algo simples. Mas já notou a quantidade de tipos de copos que enchem as prateleiras dos bares mundo à fora? Conheça a seguir seus mais variados formatos e o estilo de cerveja para cada um.

Postada em 29/06/2022 as 22:13


É preciso entender a importância do copo, porque ele interfere em diversos aspectos da cerveja, como formação de espuma, aroma e sabor. Alguns copos possibilitam tomar diversos tipos de cerveja, quanto a outros são bem específicos. 

O conceito básico de um copo é que ele deve ser seguro e fácil de segurar. Pode ser até bonito, mas os relevos, hastes e alças precisam facilitar a experiência sensorial e somar na apresentação da bebida.

Antes de entrarmos no mundo dos copos, saiba que, a regra é relativamente simples: Copos com boca larga são mais indicados para cervejas mais aromáticas, deixando mais líquido em contato com o ar, possibilitando maior volatilização dos aromas. Já os estreitos são ideais para cervejas com menor carga sensorial, retendo melhor o aroma dentro do copo.

Eles podem também serem altos e retos ou baixos e abaulados. No primeiro caso, o formato faz com que a cerveja passe mais rapidamente pela boca e aumente a sensação de refrescância. Já os mais baixos entregam a bebida mais gentilmente para a língua, favorecendo uma degustação mais demorada e cuidadosa do líquido.

Confira agora alguns dos modelos mais utilizados no mundo cervejeiro.


AMERICANO



O famoso "copo de boteco" tem 190ml e é ideal para cervejas leves como American lager e Pilsen. Propositalmente pequeno para que a cerveja seja tomada mais rápido, sem que esquente no copo.

 

PILSNER FLUTE


Taça com pé, em formato de cone com bordas estreitas, valoriza a formação de espuma e cervejas com aromas leves. Como é alto, tem alta velocidade de escoamento o que aumenta a sensação de refrescância. Ideal para estilos como Pilsner e American Lager.


 LAGER


Clássico “copo de chope”, tem bordas estreitas e proporciona alta velocidade de escoamento do líquido para a boca, facilita também a formação de creme. Indicado para as Lagers leves.

 

CALDERETA


Copo muito prático, facilita a operação em bares e restaurantes porque é versátil e resistente. Caldereta tem um pouco mais de 300ml, sua borda é larga, o que facilita a dispersão dos aromas, e valorização da espuma. Pode servir IPAs, lagers escuras, Porters e Stouts;

 

PINT


No Reino Unido o pint tem 568ml e é usado como unidade de medida para as cervejas. O estreitamento na parte inferior ajuda na diminuição da transferência de calor. Pode servir cervejas de estilos como IPA, Session IPA, Stout, Porter e Bitter;

 

WEIZEN


Sua altura possibilita que as bolhas de gás carbônico, que sobem pelo líquido, sejam visualizadas, o que além de beleza garante a tradição à bebida. O seu tamanho também é justificado pela necessidade de acomodar todo o conteúdo da garrafa, uma vez que cervejas de trigo precisam ser servidas de uma só vez, para garantir a homogeneização do fermento. A grande intensidade aromática do estilo é bem recebida pelo modelo, que tem a boca larga.

 

TULIPA


É uma taça versátil e recebe bem muitos estilos aromáticos. Seu bojo ajuda na dispersão dos aromas e a boca estreita os concentra. A curva na borda ajuda a espalhar melhor a cerveja pela língua, tornando a apreciação mais lenta e agradável e por fim, a curvatura na parte superior colabora para a estabilidade da espuma. Ideal principalmente para variações do estilo Belgian.


CANECO


Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso. Também podem ser de cerâmica e metal, mas para degustações, prefira as de vidro mesmo, maior garantia de não influenciar no sabor da cerveja.

 

MUG


O típico caneco de chope alemão pode conter até 1 litro,  é um clássico de festivais e da Oktoberfest. Por ser bastante espesso, ajuda a manter a temperatura da bebida;

 

POKAL


Um dos copos de cerveja mais conhecidos mundo afora. Propõe ao cervejeiro observar a cor da cerveja, seu brilho ou turbidez e a espuma. Tem boca um pouco mais estreita para reter/segurar aromas. Cervejas carbonatadas, claras ou escuras, são muito bem recebidas pelo modelo.

 

STEM


Com a boca um pouco mais larga que as do tipo Pokal, tem papel importante para observar o corpo da cerveja, a inclinação ao longo do copo colabora para a manutenção da espuma.

 

TUMBLER


Espesso e pesado, o tumbler possui capacidade aproximada de 400ml e é indicado para cervejas do estilo Witbier, que por não possuírem retenção de espuma, não necessitam de compos com boca estreita;

 

Outras dicas

Evite congelar o copo. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Lave seus copos sempre à mão e bem enxaguados. O resto de detergente que eventualmente sobram no copo comprometem a espuma da cerveja.

Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá sempre estar na temperatura ambiente para receber a cerveja.


Gostou das nossas dicas? Acesse loja.encheocopo.com e confira as taças disponíveis lá!🍻