Enche o Copo - Desbrave a história por trás do Saint Patricks’s Day
Histórias da Cerveja

Desbrave a história por trás do Saint Patricks’s Day

Um dos feriados mais famosos do mundo chegou! Regado a muito verde, simbologias e claro, cerveja. Conheça o Saint Patricks’s Day, o feriado irlandês que conquistou o mundo com sua história.

Postada em 30/05/2022 as 14:44


Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day — em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.


A data é uma das mais importantes do ano e se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. A comemoração se materializa em uma das festas mais tradicionais da região, e que atrai, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde e cerveja. Mas não se assuste, não é nenhuma blasfêmia relacionar cerveja e religião. Em muitos mosteiros a cerveja era produzida para o consumo dos próprios monges e por isso, se tornou essencial nas comemorações.


 Sua história

 O que se sabe é que ele nasceu na Grã-Bretanha no final do século IV. Aos 16 anos, Patrick foi sequestrado por piratas irlandeses e vendido como escravo na Irlanda. Ele ficou preso no norte da ilha, trabalhando como pastor de ovelhas. Acredita-se que tenha falecido no dia 17 de março de 461.

 

Durante os 6 anos presos, ele se dedicou ao catolicismo.  Após conseguir escapar da captura, foi estudar em um mosteiro por 12 anos. Lá descobriu que a sua vocação era converter os pagãos irlandeses para o Cristianismo.

St. Patrick foi, então, em diversos mosteiros e obteve sucesso na sua missão. Os Druidas Celtas não gostaram de sua atitude e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Passou 30 anos sendo missionário na Irlanda, como bispo.


Símbolos

Durante as comemorações do feriado, se vê em desfiles, bares e pubs, homenagens a São Patrício com cervejas verdes, chapéus engraçados e muitos trevos de três folhas. Mas por quê?

Trevo

Conta-se que São Patrício se valeu da popularidade do trevo de 3 folhas entre os povos nativos da Irlanda, que consideravam a planta símbolo de sorte, para usá-la na evangelização dos celtas pagãos. O padroeiro explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando as folhas do trevo ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.


Cor verde

Durante as comemorações a Irlanda se cobre de verde: pessoas, prédios, monumentos, rios, comidas e bebidas. Uma da razões é que o país é conhecido como a “Ilha Esmeralda”, já que pela alta incidência de chuva e neblina, a paisagem de lá está mesmo sempre verde.


Duende

Uma das representações mais presentes nessa data é a do Duende, vindo, segundo alguns estudiosos, do folclore celta. São seres, com poderes, que se utilizam deles para fazerem o bem ou o mal. É como se ele fosse uma espécie de “fada”, mesmo sua personificação não sendo essa.

Cruz Celta

Acredita-se que St Patrick mesmo se utilizava da cruz, unindo-a ao sol, que é um grande símbolo irlandês, para realizar o feito de converter o povo ao Cristianismo. Logo, com a junção dessas duas forças, ele deu origem a Cruz Celta que, logo depois, passou a ser uma grande representação na comemoração da data.

 

E a cerveja?

Para fazer jus à fama, o St. Patrick’s Day, que inicialmente era uma festa reservada e religiosa, passou a ser convertida em uma verdadeira parada com grandes desfiles. E para incorporar algo genuinamente irlandês às comemorações, litros de cerveja foram atreladas ao dia. Embora os irlandeses sejam mundialmente conhecidos pelo seu gosto pela bebida, o consumo de álcool nas ruas do país é terminantemente proibido e a infração é punida com multa. Mas, para a alegria de todos, essa proibição é suspensa no St. Patrick’s Day, único dia do ano em que os irlandeses podem beber sua cerveja pelas ruas das cidades.

 


Já conhecia a história por trás desse famoso feriado? Então venha comemorar com a gente brindando um bom chope no pub Saint Bier (Nos visite no Instagram @pubsaintbier)! Ou se preferir, garanta as suas cervejas online em loja.encheocopo.com.