Enche o Copo - Cervejas com baixa caloria: é possível?
ProdutosLançamentosProcesso Produtivo

Cervejas com baixa caloria: é possível?

Para atender ao público que leva um estilo de vida saudável, mas não abre mão de tomar uma cerveja nos momentos de lazer, o mercado de baixa caloria tem se desenvolvido com diversas opções para este público consumidor.

Postada em 14/03/2022 as 12:22


De onde vem as calorias da cerveja?

As calorias da cerveja vêm de duas fontes principais. A primeira é o álcool, que possui um teor muito alto de calorias, correspondendo a aproximadamente 2/3 do conteúdo calórico de uma cerveja artesanal média.

Dessa forma, cervejas com um alto percentual alcóolico certamente terão mais calorias do que cervejas menos alcoólicas.

 Um exemplo é a Barco Head Shot, com 8,0% de álcool.

O segundo componente são os amidos provenientes do malte de cevada que não são consumidos pelas leveduras no processo de fermentação.

Reveja a matéria sobre etapas do processo de produção aqui.

Como são produzidas as cervejas de baixa caloria?

Com relação aos aspectos produtivos, é necessária a inclusão de tecnologias enzimáticas ao processo para degradação dos açúcares do amido.

As cervejas comuns possuem uma média de 80% de amido que agregam carboidratos no produto. Para cervejas com baixa caloria, é necessária uma atenuação de quase 100% desse amido, fazendo com que todos os açúcares formados no processo sejam consumidos pelas leveduras.

Por esse motivo, são adicionadas enzimas na etapa de fermentação, que auxiliam na quebra de açúcares, garantindo teores mínimos de carboidratos no produto.

Tanques de fermentação da Cervejaria Santa Catarina.


CONHEÇA NOSSA LINHA DE BAIXA CALORIA

Barco Anytime Low Calorie

A primeira cerveja de baixa caloria da linha é a Anytime LowCalorie da Barco. Uma cerveja longneck com apenas 95kcal por garrafa, leve em todos os sentidos. É perfeita para ser apreciada em qualquer hora e lugar. No sensorial ela apresenta notas levemente cítricas, se diferenciando das demais pela adição de aroma de laranja após o processo de filtração.

ESTILO: Lager
IBU: 10 
EBC: 6,2
ABV: 4%



Barco IPA Low Calorie

Em 2022, foi lançada a IPA Low Calorie, com apenas 87 kcal por garrafa long neck, também na linha Barco. Uma cerveja dourada e brilhante, com aroma predominantemente cítrico e frutado, lembrando maracujá, melão e limão, além de um toque de pinho.

Possui amargor baixo a médio, com sabores resinosos, cítricos e de frutas amarelas, sendo ideal para quem é fã de cervejas amargas, mas não abre mão de contar as calorias no dia a dia. Uma cerveja de respeito, com baixa caloria e alto drinkability.

Seu diferencial é o dry hopping e maior adição de lúpulos em sua receita, resultando em uma cerveja com aroma e amargor marcante.

ESTILO: IPA
IBU: 30
EBC: 9
ABV:  3,8%


Coruja Light Lager

Por último, nasceu a Coruja Light Lager. Uma lager extremamente leve e clara, com apenas 88kcal por long neck, ideal para quem leva um estilo saudável, mas não abre mão de viver com intensidade, acompanhado de uma cerveja de alto drinkability.

ESTILO: Lager
IBU: 12
EBC: 10
ABV:  3,8%


E aí, se convenceu de que é possível beber uma cervejinha sem culpa?

Na nossa loja virtual você encontra todas elas. Acesse e confira:

encheocopo.com