Enche o Copo - Diferenças entre Witbier e Weissbier
ProdutosDegustação

Diferenças entre Witbier e Weissbier

Quem gosta de cervejas de trigo certamente já ouviu falar de Witbier e Weissbier. Mas quais são as diferenças entre esses dois estilos?

Postada em 11/02/2022 as 14:39


Origem

A primeira diferença está na origem: enquanto a Witbier é de origem belga, a Weissbier é original da Escola Alemã. Em ambos os casos, os nomes significam a mesma coisa: cerveja branca.

História

Witbier foi um dos principais estilos de cerveja belga entre os séculos XVIII e XIX, tendo sua origem na vila de Hoegaarden. Na década de 50, com a expansão do mercado de lagers, quase se extinguiu, retornando apenas em 1966 com a cerveja Hoegaarden, atualmente a Witbier mais conhecida em todo o mundo. 




 

Enquanto isso, na Alemanha, é possível encontrar evidências da fermentação de trigo desde o ano 800 a.C.. Porém, foi só a partir de 1872, que George Schneider apostou no estilo e fundou a tradicional cervejaria Schneider & Sohn, disseminando as cervejas de trigo por toda a Alemanha.

 



Ingredientes

 

Nos ingredientes, o trigo é o ponto em comum entre os estilos, produzindo a acidez e turbidez características dessas cervejas. Porém, a Witbier tradicional é produzida com cevada maltada e uma porcentagem que varia de 30% a 50% de trigo não maltado, e a Weissbier alemã tem pelo menos 50% de trigo maltado.

 

As duas são cervejas de alta fermentação, porém a levedura da Witbier contribui para aromas herbais e a da Weissbier fornece o aroma e sabor de banana e cravo, característicos do estilo.

 

O grande diferencial da Witbier são as especiarias adicionadas à receita, sendo os mais frequentes a casca de laranja e as sementes de coentro.


 



Características sensoriais

 

À primeira vista, uma semelhança entre os dois estilos pode ser vista na espuma. Ela é densa e rica, porém mais volumosa e cremosa na Weissbier. Também é possível diferenciar os dois estilos pela cor: enquanto a Witbier possui uma coloração que varia de amarelo-palha a dourado claro, a Weissbier é mais escura, indo de dourado a âmbar.

 

Ambas são cervejas refrescantes de corpo leve a médio. Na Witbier o aroma frutado se destaca, com um sabor cítrico de laranja, equilibrado com as ervas e especiarias utilizadas na receita.

 

Já na Weissbier, o aroma é bastante característico, com presença de cravo-da-Índia, noz moscada, banana e baunilha. O sabor é mais doce e maltado em comparação com a Witbier, tendo a banana e o cravo novamente em evidência.




 

Confira as cervejas de trigo disponíveis em nosso portfólio:

·         Saint Bier WeissUma clássica Weiss alemã

·         Coruja Weizen - Weissbier com um toque defumado

·         Saint Bier Hefeweizen Cerveja de trigo com aroma característico de banana e cravo

·        Barco Thai - Cerveja de trigo com adição de gengibre

·         Barco Witória - Witbier com adição de casca de laranja, limão siciliano e abacaxi

·        Magic Lab Rauchweizen - Cerveja de trigo alemã com maltes defumados.

 

Conta para a gente, você já sabia dessa diferença? Clique aqui para comprar as suas!